Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

LUMINÁRIA DECORATIVA DE PVC

Este é um exemplo do que podemos fazer com tubo de PVC (pode ser um pedaço descartado ou um comprado).
Os furos foram produzidos com furadeira e os arremates com uma faca afiada (cuidado com as mãos).

Os demais componentes: suporte de madeira (uma tampa de madeira para vidro com o diâmetro do tubo, ou 155mm ou 100mm) que pode ser adquirido até mesmo em lojinhas de 1,99, fio duplo de 2,5 mm, um interruptor, um suporte para lâmpada, uma flecha para a tomada.
Use lâmpada transparente de até 40 Watts (assim o efeito ficará mais bonito, mas pode usar as leitosas, aí reduz o efeito de projeção dos furos). Em breve, estaremos detalhando as fases de produção da luminária.
Importante: não respire o pó do PVC, pode ser prejudicial.
Passo a passo
Material: Tubo de PVC (branco) 100 mm ou mais. Decida por uma metragem. Fio duplo para luminária, interruptor, um suporte de madeira (do mesmo diâmetro-talvez tenha que mandar fazer), flecha para tomada e um suporte para lâmpada (de preferência, não use de plástico).
1. Faça o corte, com paciência, de uma das extremidades com uma serra (pode até ser a usada pelos encanadores). Para o acabamento deste corte, lixe as bordas. Use máscara enquanto fizer este serviço, para evitar a aspiração do pó residual (cuidado, há indícios de que o acúmulo de PVC pode fazer mal à saúde a longo prazo). Outro detalhe é que é difícil fazer o recorte no ângulo correto, bom seria adquirir um tubo com uma das extremidades em ângulo reto. Se não conseguir, corte e lixe (com lixa grossa) de até obter o ângulo correto (use um pequeno prumo).
2. Marque com um lápis o desenho desejado no PVC (eu faço furos mais ou menos redondos porque não tenho ferramenta de corte para desenhos sofisticados).
3. Com uma ferramenta pontiaguda e lâmina grossa (uso uma tesoura antiga, com uma lâmina não muito afiada) ou uma furadeira faça os furos. No caso da tesoura, eu marco o local e furo com um giro contínuo da lâmina. Ela recorta e molda o furo no pvc gradualmente (claro, é preciso um pouco de pressão - não muita - para executar a operação. Vá com calma e evite que a ponta e a lâmina da ferramenta estejam direcionadas para o seu corpo - digo isto por experiência).
4. As rebarbas dos furos podem ser lixadas (não aspire o pó).
5. O suporte de madeira deverá ser encomendado (no diâmetro interno) em um marceneiro ou você deverá fazê-lo com equipamento específico (é uma das partes mais difíceis, por isto recomendo que encomendes). OBS.: Fixe o suporte da lâmpada bem no centro desta base e evite que a lâmpada encoste no PVC (ela pode queimar o plástico, escurecendo-o).
6. Use um dos furos próximo à base para passar o fio que será afixado ao suporte da lâmpada (faça o ajuste de modo perfeito, para evitar acidentes elétricos. Confira regularmente se o fio está bem fixo). Instale o interruptor próximo à luminária, de um palmo a dois). Instale a flecha para a tomada e pronto. Faça testes para verificar se tudo está bem. OBS.: use lixa fina para o trabalho a fim de evitar riscos no PVC.
Se você fizer com PVC mais grosso não obterás o mesmo resultado.
7. Use lâmpada de até 40w transparente. Ponha próximo a um canto e verifique o efeito.

Esta operação é bem artesanal, mas se você usar um bom torno para fixar o PVC (utilizando proteções nas laterais) e uma furadeira de bancada, poderá aumentar a precisão. De novo, advirto: não aspire a poeira do PVC (alguns especialistas chamam a atenção para o fato de que o material pode fazer mal à saúde). Eu prefiro usar o objeto cortante que evita a formação de micro-resíduos esvoaçantes.

5 comentários:

TD disse...

Estou interessado no passo a passo da confecção desta luminária. Poderia me informar no meu Blog a respeito? Desde já muito obrigado.
Abs!

fernanda disse...

eu nao eutendi a parte que tenho que usa papelao

mila disse...

Estou interessado no passo a passo da confecção desta luminária. Poderia me informar no meu e-mail milachristi@hotmail.com a respeito? Desde já muito obrigado.

Robert Moreira da Silva - PERÍCIA E CONSULTORIA CONTÁBIL disse...

Como é feita a fixação da parte elétrica dentro da luminária?

Nilo Cabral disse...

Bem simples. Uso uma base circular de madeira onde fixo o soquete (prefiro o de louça). Abraço Roberto.